"... And if we can find where we belong. W
e'll have to make it on our own..."

domingo, 17 de outubro de 2010

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates)

-
Mudar é a lei que rege a vida. Aquele que não muda, não se adapta, não evolui, permanece estagnado. Só o fato de a pessoa levar como verdade absoluta alguma doutrina ou ideia e recusar-se a abrir mão desta, já é um bloqueio para o progresso da mesma. Mais que isso: É um regresso.
Como sabemos, tudo no mundo muda. Adaptar-se é necessário, do contrário estaremos propensos a ficarmos pra trás em relação àqueles que estão adaptados e, portanto, mais evoluídos que nós, certo? Pois bem, esse discurso pode soar um pouco Darwinista. De certa forma o é. Mas o que quero representar aqui são fatos bem cotidianos mesmo, como por exemplo uma empresa. Dá pra imaginar uma empresa que resolve se estagnar com alguma ideia ou método específico? Ou até mesmo com o modo de produção? Invariavelmente esta estará condenada a falir.
Assim acontece com as pessoas. Não podemos viver como se existissem verdades absolutas, se nem ao certo sabemos de onde viemos, pra onde vamos e pra quê estamos aqui(se é que existe um porquê).
Portanto estagnar-se é regredir. Mudar é progredir.

Pois bem, vamos falar de Deus. Desconheço questão mais polêmica.
Mas afinal, as pessoas já nascem acreditando em Deus? Ou desacreditando?
Eu discordo totalmente desses discursos de que acreditar em Deus é algo que está dentro de cada um e que não existe um meio termo. A questão "Deus" é, como qualquer outra, uma questão que envolve muitos conceitos dos quais a pessoa vai adquirindo, modificando e aprendendo ao longo da vida. Portando acho que questionar, nesse caso é benéfico como em qualquer outro. Não acho que questionar algo possa ser considerado negativo.
Enfim...
Já achei que frases como: "Sou assim e não vou mudar.", "Não vou mudar por ninguém." demonstrassem personalidade, auto-confiança por parte de quem as proferia. Hoje acho-as totalmente tolas.

Boa noite.

2 comentários:

  1. eu acho comodismo alguem dizer que não vai mudar nunca,não vai se encaixar nas regras nem se importar com o que os outros pensam.
    mas mudar uma opinião não é mudar de personalidade,tornar-se fraco ou parecer volúvel,acho que é mais começar a ser cabeça aberta e ver que pode melhorar seus pontos positivos-e negativos né- sem que isso afete quem ela(a pessoa) é de verdade.
    hm... ficou confuso isso?

    ResponderExcluir
  2. Não ficou não, Lari. Pelo contrário, acho que complementou o que eu quis passar com o texto! :D

    ResponderExcluir