"... And if we can find where we belong. W
e'll have to make it on our own..."

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

NÃO ao terrorismo pré-vestibular.

-
Terceiro(e último!) ano do Ensino Médio: Maldito ano em que eu me encontro neste presente momento. E que está me deixando louca deveras.
Sexta-feira passada após conversar com a Jade eu caí um pouco na real sobre minhas escolhas sobre vestibular, faculdade e etc.
Cara, eu ainda não decidi exatamente o que quero fazer, mas tenho algumas opções em mente e tudo mais. Eu pretendia fazer Medicina Legal na USP. E desde que tomei esta decisão eu coloquei na cabeça que assim que acabar o ano e eu ter passado, obviamente, eu vou entrar pro cursinho e estudar QUENEM LOUCA durante no mínimo um ano e prestar Fuvest(Leia-se ou eu passo ou me suicido).
Mas caindo na real, cara: Eu não tenho disciplina, nem vontade de estudar pras provas escolares, quem dirá estudar horas e horas todos os dias?
Mas o pior é o terrorismo que a escola faz, é uma puta de uma pressão do caralho! E a gente cai nessa, começa a conversar com os pais e os pais começam com discursos terroristas e amedrontadores e tudo isso se torna uma LOUCURA total.
Na escola mesmo, é comum ouvir coisas do tipo: "Por que ano que vem.. quando vocês estiverem na faculdade." ou "Porque vocês vão prestar vestibular no final do ano." ou até "É claro que ano que vem vocês vão estar numa faculdade."
Fora que pros professores SÓ EXISTE A PORRA DA USP(em São Paulo, obviamente). Eles falam como se não existisse nenhuma outra universidade boa em São Paulo, como se você só fosse ser alguém se passar na usp e como se você tivesse obrigação de estudar PRA CARALHO COMO UM LOUCO DESGRAÇADO e PASSAR na merda da úspi.
ESSA PORRA TÁ ERRADA, MANO! TÁ ERRADO ISSO! ISSO É TERRORISMO!
Coloquem uma coisa na cabeça de vocês: NÃO EXISTE SÓ A USP, VOCÊ NÃO PRECISA SE MATAR DE ESTUDAR PRA PASSAR NA FUVEST, VOCÊ NÃO VAI SER UM MERDA SE FIZER OUTRA FACULDADE, NEM VAI DAR DESGOSTO PROS SEUS PAIS.

CARALHO, PAREM DE IDEALIZAR A USP PORRA!
Antes de falar: "Ah, eu vou passar na Usp", só me responda uma coisa: Você já entrou no Campus da Usp? Não? Pois bem, faça uma visita à Cidade Universitária. Passe um dia lá. Conheça a infraestrutura, as moradias coletivas estudantis(repúblicas) e os alunos.
Se você é como eu, que estudou a vida inteira em colégio privado, você pense DUAS, TRÊS, QUATRO vezes antes de querer entrar na Usp! Lá não tem faxineiros pra deixar tudo limpinho, lá não tem papelzinho no banheirinho pra limpar a bundinha! Não tem sabonete líquido pra lavar a mãozinha. Não tem gente linda e maravilhosa! Então, cara: NÃO IDEALIZE que uma universidade federal conceituadíssima vai ser o paraíso, porque não vai. Pense bem se você está disposto a passar 4, 5 anos da sua vida lá dentro.
Vamos pegar o meu exemplo: a bobona aqui falando "Ah, vou fazer medicina na usp, mêu." E aquela mentalidade que eu falei acima: sair do terceiro ano, estudar como uma maldita no cursinho por no mínimo um ano, durante pelo menos 4 horas por dia(sendo que eu mal estudo 1 hora inteira pras provas escolares) e posteriormente passar na Usp. Pelo menos noção de que 1 ano de cursinho não garante que eu passe na Fuvest eu tinha. Mas ainda sim achava que 2 ou 3 anos seria suficiente, tipo, fato consumado. Mas fato é que o cursinho não vai fazer milagres, quem precisa fazer milagres sou eu. E eu não estou nem um pouco disposta a fazê-los.
Fora que, como meu querido professor Israel disse, pode acontecer de um profissional que se formou numa universidade não tão conceituada seja muito mais esforçado do que um que se formou na usp, e consequentemente seja muito melhor. A faculdade não te forma, VOCÊ se forma fazendo faculdade. Sem a sua parte nisso... Pode esquecer.
Vamos supor que eu passe na TÃO TEMIDA Fuvest. Que beleza não? Tô feita na vida.
Mas depois de ter passado na prova e estar feliz da vida, faculdade de graça e tudo mais, eu esqueci de um pequeno detalhe: São 6 anos de faculdade. Mais 2 anos de residência. Mais especialização, para então estar oficialmente formada e poder exercer minha Medicina Legal.
PORRA! SÃO 10 ANOS SE MATANDO ALÍ. E QUEM VAI ME BANCAR TODO ESSE TEMPO? TRABALHAR NEM PENSAR, A FACUL É EM TEMPO INTEGRAL, E O TEMPO LIVRE É PRA ESTUDAR. QUEM VAI BANCAR? MAMÃE VAI FICAR BANCANDO POR 10 ANOS? Tudo bem que residência é remunerada, acho, mas eu não nasci em berço de ouro não, cara, essa não é minha realidade! Tudo isso fode. Será que eu estarei disposta a passar por tudo isso? ESTUDAR e MUITO. Quem quer medicina precisa pensar em estudar, de preferência começando desde já. E o dinheiro? E quando eu FINALMENTE me formar, vai ter valido a pena? Trabalho estressante, grande carga horária, plantões, noites sem dormir, lidar com sofrimento, lidar com morte. E o lado emocional, como fica? Fora que, mesmo depois de ter estudado 10 anos da minha vida, não termina por aí não! O médico precisa estar sempre atualizado. Sempre aprendendo, estudando.
ENFIM.. É ISSO QUE EU PRETENDO?
A RESPOSTA É NÃO. NÃO É ISSO QUE EU PRETENDO.
Eu estou ficando louca, como já disse.
Existe toda uma crença de que a escola é como se fosse a creche, que te acolhe, te ensina e te prepara. E então quando você sai dela, você tá fudido. Você tá solto na floresta selvagem e precisa se virar sozinho.
Cara, CANSEI disso. Você não é obrigado a fazer uma faculdade só porque seu pai e sua mãe querem te ver formados logo e querem que você seja o que eles não foram.
De quê adianta fazer 2, 3 anos de uma coisa que você não gosta e posteriormente trabalhar com uma coisa que você não gosta e ser infeliz? Não caia nessa não, minha gente!
Não fique se pressionando e se culpando por não saber o que quer fazer da vida. Apenas tenha perseverança e acredite em você, no que te fará feliz e no que VOCÊ deseja pra sua vida.
Faculdade não é uma escolha eterna, se arrepender não é pecado.
Você não é obrigado a prestar vestibular logo no final do ano, ou seja, decidir o que vai fazer já no meio do ano.
E você NÃO PRECISA PASSAR NA USP PRA SER ALGUÉM NA VIDA.
Eu decidi que quero fazer algo que eu gosto, numa faculdade boa, que eu tenha condições de passar sem precisar me matar de estudar. E me formar na área que eu quero seguir, que eu gosto e que serei feliz realizando-a. É só isso que eu quero. Não vou ficar colocando limites
impossíveis. Eu não estudei num arqui da vida, eu não sou do tipo que gosta de estudar as coisas por obrigação, forçada. Eu gosto de aprender, de estudar, de ler coisas que EU GOSTO por expontânea vontade, sem obrigação, sem prazo, sem pressão. E sei que eu sou uma pessoa esforçada, sei que vou conseguir me formar e lutar pra conseguir meu lugar. Não vou me sacrificar.
Talvez eu preste a Fuvest, mas sem pretensão de obrigatóriamente passar. Vou estudar pra relembrar todo o conteúdo, vou prestar meus vestibulares e dependendo do meu desempenho fazer ou não cursinho(apesar que eu gostaria de fazer cursinho, sei lá, tenho vondade).

Agora, vem cá, Medicina Legal ou Psicologia? Hãn? Hãn?
E é isso! Reflitam, rs.
Enquanto isso eu tento manter a calma e pensar positivamente em tudo isso como mais uma fase que mais tarde eu vou olhar pra trás e dar risada.



2 comentários:

  1. Medicina ! Vc eh meio "revolts" demais para psicologia, imagina se o cara te "confessa" algo (sobre avida dele, claro), q vc não goste ... aí vc fica super "revolts" e desce o couro no cidadão !

    ResponderExcluir
  2. 'não caia nessa não,minha gente' uahaauha ri dessa parte.
    mas o que voce disse sobre faculdade pública é a PURA verdade.os banheiros não tem papel,nem sabonete,e as vezes a comida do restaurante universitario é MUITO tensa. meu,eu prestei fuvest e fiquei morrendo de medo,não só de não passar,mas de passar e não conseguir acompanhar o curso,porque né,usp é usp. fora que ta cheio de faculdade paga que são igualmente reconhecidas,mas no cursinho principalmente,eles só falam de: USP,UNIFESP,UNICAMP,UNESP. e ponto.
    e concordo com o fato de que voce acha errado essa pressão toda.eu vejo por mim,se eu tivesse ficado mais um ano pensando qual curso fazer,eu definitivamente não teria escolhido zootecnia.eu nem vou te falar 'ah,fica calma,e blablabla',porque era o que diziam pra mim,e na verdade não adiantou em nada. mas o que é certo,é que depois o primeiro vestibular é bem tenso,mas depois que voce termina as provas,voce fica mais calma e mais consciente de todo o assunto relacionado à faculdade e tudo mais,porque voce vê que o
    cara nerd da sua sala tambem não passou na fuvest xD
    ok,falei demais já. rere

    ResponderExcluir